Home

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria construção

Paulo Freire

.

Participem!

Confiram a minha participação falando sobre a Finlândia e as outras falas deste super time de educadores.

Minha fala será no dia 15 às 14h com a pauta: O que podemos aprender com o mundo para construírmos uma nova educação.

Basta clicar sobre a figura para se inscrever. É gratuíto e tem certificado 😉

Clicando nas figuras abaixo você tem acesso a lista completa dos posts

Educação na Finlândia
Sociedade Finlandesa

vídeos

Avaliação: 5 de 5.

Destaque da semana:

Confira o último artigo publicado:
MUDANÇA PARA A FINLÂNDIA E AS OPÇÕES DE ESCOLA PARA OS FILHOS

Avaliação: 5 de 5.

Bem vind@ ao ProjetoFinlândia!

História

O ProjetoFinlândia surgiu de uma longa história de projetos relacionados ao objetivo de levar um pouco de informação crítica sobre a sociedade e educação finlandesa aos brasileiros e, quem sabe, vice versa.

O nosso primeiro blog se chamava “Finlândia para brasileiros” e tinha algumas informações sobre o país com a intenção de informar e auxiliar os brasileiros que estavam vindo ao país.

Em  2010 veio um convite para um programa de radio em português. A radio KSL de Helsinki dava oportunidade aos estrangeiros e outras minorias de terem o seu próprio programa uma vez por semana e nós tínhamos  um programa de radio em português para a nossa comunidade. O objetivo era informar os brasileiros de coisas cotidianas simples, porém ao mesmo tempo complicadas para quem não falava a língua.  O programa foi Batizado de “Nossa Língua” e o estúdio era dividido com mais duas brasileiras: Cristina Rijskamp e Silvia Mutanen.

Depois de quase dois anos de programa, o projeto foi centralizando-se no tema educação e daí surgiu a série de vídeos sobre a educação na Finlândia, chamado de “conversando em Nossa Língua” que estão disponíveis aqui.

Tivemos uma pausa de alguns anos sem alimentar o site e sem novos vídeos, mas agora estamos de volta e apresentamos a terceira versão do ProjetoFinlândia. O projeto está mais maduro e mais experiente e concentra-se em divulgar o modelo de educação finlandesa sob um olhar crítico e uma abordagem prática.

O objetivo

O ProjetoFinlândia tem por objetivo divulgar e difundir o modelo educacional finlandês contrinuindo para a aquisição de uma educação de qualidade.  Por esta razão, o site tem um publico definido, um publico com olhar critico mas a cabeça aberta para novas ideias.

O site está dividido em partes: uma parte dos artigos dedicados à sociedade e cultura finlandesa, a segunda parte com artigos específicos sobre o sistema educacional finlandês e a terceira parte com os vídeos que são postados no YouTube.

Avaliação: 5 de 5.
Veja nossas parcerias
  1. Evelyn em Home

    Evelyse é excelente profissional! Sua fala nos ensina e inspira! Parabéns colega!

  2. Adrienne Alvarenga em Home

    Olá Evelyse! Sigo você no Instagram. Meu nome é Adrienne Alvarenga. Um dia gostaria de “passar um tempo” na Finlândia.…

  3. Bom dia ! Sou brasileira e diretora escolar de educaçao infantil, gostaria de saber se ha algum curso na Finlândia…

Tópicos recentes

Mudança para a Finlândia e as opções de escola para os filhos

Quando uma família está de mudança para outro país é normal procurar informações que possibilitem uma transição e adaptação mais suave. Não é fácil deixar um mundo que conhecemos para um completamente novo. A ansiedade sempre aparece e muitas perguntas e dúvidas permeiam esta primeira fase da mudança. Talvez a mais inquietante destas dúvidas seja … Continue lendo Mudança para a Finlândia e as opções de escola para os filhos

Mais Postagens