O sonho de morar na Finlândia, como fazer?

Helsinki

Muitas são as mensagens de brasileiros interessados em morar na Finlândia. Pessoas de todos os cantos do Brasil, de diversas idades e escolaridades, com todo o tipo de histórias que justificam este desejo.

Acho que a mídia nos últimos anos tem contribuído muito para a idealização de um país perfeito chamado Finlândia, tanto a internacional quanto a brasileira.

A revista Monocle elegeu em 2011 Helsinki, entre 25 capitais, como a “melhor cidade para se morar”. Em 2010 revista Newsweek apresentou uma reportagem cujo título era “ Finlândia é o melhor país do mundo”. A revista fez uma pergunta interessante aos seus entrevistados: Podendo escolher um lugar no mundo para morar, qual seria o melhor país? Foram usados cinco critérios de base: saúde, dinamismo econômico, educação, ambiente político e qualidade de vida.

Apesar da escuridão, frio e longos invernos, para a surpresa geral a resposta foi “A Finlândia”! Que segundo os entrevistados é um país tranquilo, seguro e muito bom de se morar. O melhor! dizem alguns entusiamados!

Bom, não me arriscaria a dizer que é o melhor, mas posso dizer com certeza que temos muitos pontos positivos aqui. A Finlândia é considerada o melhor país pequeno, o melhor país de alta renda e claro, o melhor país em termos de educação. Existem ainda os fãs do metal pesado que afirmam ser a Finlândia um dos ícones do heavy metal.

No entanto, nos últimos anos o país vem restringindo muito a concessão de vistos de moradia assim como a permissão de trabalho. As leis endureceram por causa do aumento dos estrangeiros .

Mas, para os interessados, ou mesmo aqueles que já estão a caminho,  aqui vão algumas dicas:

1. Como conseguir visto para a Finlândia?

Consegue-se o visto em geral em três situações:

  1. Através do casamento com um(a) finlandês(a).  Desta maneira, o visto é automático mediante os papéis de casamento traduzidos. Pode ser que demore alguns meses, mas o cônjugue em questão, no momento em que dá entrada nos papéis já pode usufruir do sistema social se necessitar de assistência médica.
  1. Visto de trabalho/estudo – este tipo de visto não é permanente, mas pode se uma porta de entrada. O visto geralmente é adquirido no Brasil se a pessoa vem através de uma firma trabalhar na Finlândia. No outro caso,  se a pessoa vem estudar no país.  O requerente deve providenciar  tudo do Brasil e vir com os documentos todos prontos.
  1. Intercâmbio – esta é a melhor opcão, especialmente para quem é jovem. O governo não pode negar porque diz respeito à educacão e cultura. O visto pode ser de até um ano. Neste caso, o estudante tem chances de conseguir ampliar o visto. Esta é uma das melhores maneiras porque a pessoa tem o apoio da família finlandesa e aprende mais rápido a língua e cultura.

Como turista também pode-se  ficar três meses, porém neste caso, as despesas são todas por conta da pessoa.  Se existe um  casamento em vista, esta é uma ótima opcão para se conhecer o país.

Quero fazer intercâmbio, Como proceder?

Você decidiu fazer intercâmbio para a Finlândia? Ótimo! Primeiro procure na sua cidade agências de intercâmbio e procure se informar sobre os valores, regras e o que é necessário. Geralmente é exigido um nível médio de inglês, o estudante precisa estar apto para se comunicar num país estrangeiro. Se você não fala inglês, o primeiro passo é se matricular-se num curso. A língua finlandesa pode ser estudada, na medida do possível, pela internet ou por algum curso que seja oferecido na sua cidade. No entanto, você só vai aprender o finlandês morando no país!

O Intercâmbio deve ser planejado com cuidado, conversado com a famíla. Não é um processo rápido. Mas, quem fez não se arrepende!

Como é trabalhar na Finlândia?

Para trabalhar na Finlândia, geralmente você precisa falar a língua. Para algumas áreas ainda existe a chance de ser exigido somente o inglês, mas são bem poucas. Geralmente a pessoa leva dois anos para se colocar no mercado de trabalho finlandês.
A pessoa primeiro precisa investir na língua e investir em cursos da sua própria área, para aumentar as chances. Não é necessário falar o finlandês perfeito (até porque raramente se consegue) mas o suficiente para se comunicar, escrever mensagens e ler.

O primeira passo é escolher qual cidade ou região você prefere e que tipo de família. Se você quer conhecer a verdadeira Finlândia e entrar em contato com os costumes e tradições mais antigas, vá para o Norte. Mas se você gosta de grandes cidades, com muitos outros estrangeiros, várias lojas, restaurantes, museus… a melhor escolha é o Sul da Finlândia.

Se você quer começar a aprender o finlandês, aqui vai a dica do site “This is Finland” que apresenta 20 frases básicas:

Como são os empregos para estrangeiros? Encontram-se bons empregos? 

Não exitem “empregos para estrangeiros”, existem empregos. Se a pessoa fala o suficiente, ela pode se inscrever para qualquer vaga, dependendo da sua área. Inclusive existem áreas em que a pessoa pode falar só o inglês, como a área de engenharia, tecnologia e RH. Algumas vezes, ser estrangeiro, falar português e conhecer a cultura latina abre portas no mercado de trabalho. Em outros casos, não faz diferença ou pode eliminar suas chances.

A disponibilidade de vagas entre uma área ou outra, depende muito da época e da cidade. Se a pessoa não fala o finlandês, pode ser difícil até na área da limpeza. Um bom curso de finlandês é o melhor caminho para inciar a integração na sociedade finlandesa e começar a perceber as oportunidades que o mercado oferece.

Como são os cursos de finlandês?

A Finlândia oferece ótimos cursos de finlandês, principalmente na área de Helsinki. Existem os cursos do governo que são extremamente baratos e tem em todos os horários. Também tem os cursos da faculdade aberta que são um pouco mais caros mas de excelente qualidade. Por último, o curso que o escritório de desemprego oferece para os estrangeiros que possuem o visto de trabalho. Este curso é o melhor de todos, ele é integral com direito à estágio na própria área e ainda uma ajuda de custos ao estudante. Este curso tem uma duracão de seis à oito meses e existe uma selecão, pois a maioria das vagas vai para os refugiados. Mas…existe maneiras de se conseguir mesmo tendo a vaga negada em primeira instância.

É possível trabalhar ilegal na Finlândia?

Quase impossível! O país é pequeno e a polícia tem a informação e controle de cada habitante. Também ninguém contrata um ilegal. O máximo que se pode conseguir é trabalhar com faxina, mesmo assim, a maioria das pessoas contrata através de firmas especializadas. Se esta é a sua idéia – ESQUEÇA!

Como fazer uma faculdade na Finlândia? Precisa fazer o curso de finlandês do governo primeiro?

O primeiro passo é entrar em contato com a universidade e ver se o curso desejado é oferecido somente em finlandês ou existe a possibilidade de cursar em inglês. Algumas áreas oferecem em inglês. Neste caso, não é necessário aprender o finlandês.

Se o curso é somente em finlandês, aí a pessoa vai ter que se preparar e, infelizmente é um processo longo até saber o suficiente para passar nos exames.

Como e onde a pessoa estuda o finlandês é uma escolha pessoal. Existem várias opções.

O site da Universidade de Helsinki é www.helsinki.fi/yliopisto

Existe página em inglês onde contém todas as informacões e até um vídeo com depoimentos. Dê uma olhada!

Como revalidar o seu diploma na Finlândia?
Após ter a sua situação regularizada no país, visto de moradia e trabalho, a pessoa pode entrar com o pedido de paralelização do diploma brasileiro (ou de outro país) no ministério da educação da Finlândia (link abaixo).
O primeiro passo é traduzir o diploma e a ementa do curso e após, entrar com o processo e esperar a decisão. Muitas vezes pede-se algumas explicações extras ou mais traduções, depende do curso. O ministério pode aceitar ou solicitar que a pessoa complete o currículo com alguns cursos extras que ela terá que fazer na universidade finlandesa.
Cada área é diferente, para a educação geralmente é pedido complementação e a medicina mostra-se um dos mais difíceis de ser paralelizado.

Ministério da educação: http://minedu.fi/en/frontpage

Outro site que pode ajudar bastante é o da Embaixada da Finlândia no Brasil:

www.finlandia.org.br

Para PERGUNTAS DE CARÁTER PESSOAL em relação a mudança, visto, moradia, problemas, visitas ou estudos relacionados à Finlândia, os links abaixo poderão lhe oferecer um auxílio mais adequado

brasileiras pelo mundo

Artigo originalmente escrito para o blog

“Brasileiras pelo mundo”

http://www.brasileiraspelomundo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s